Por que é importante calibrar instrumentos de medição e onde fazer?

O assunto de hoje é muito importante para as indústrias que necessitam de exatidão na elaboração / fabricação de seus produtos ou soluções.

Vamos falar o motivo e a importância da calibração de instrumentos de medição e controle de processos e também onde efetuar este tipo de serviço.

Como você já sabe, os instrumentos de medição e controle são responsáveis por manter todos os produtos resultantes dos processos de sua fábrica, de acordo com os parâmetros preestabelecidos.

A utilização do instrumento correto e calibrado, certamente evita perda de produto, superaquecimento e consequentemente maior custo com energia elétrica e até acidentes podem ser evitados.

Portanto, convém abordarmos este tema de maneira clara, vamos começar.

Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR?

Qual é o objetivo da calibração

O objetivo de toda indústria de processamento, é maior produção e com perdas e retrabalho mínimos, para que este objetivo seja alcançado, um dos principais elementos do processo é o instrumento de medição e controle.

Todo instrumento de medição e controle deve ser calibrado antes de ser colocado em uso, uma frequência entre calibrações e critérios de aceitação devem ser definidos com muito critério pelo setor da qualidade, produção e manutenção da empresa.

A frequência entre calibrações é um fator preponderante para a avaliação do erro apresentado ao longo do tempo, propiciando assim ações preventivas.

É importante que se tenha um critério de aceitação bem definido, pois este fator tem impacto direto na qualidade do produto.

Outra observação relevante quando o assunto é calibração é que o instrumento de controle de processos trabalha em conjunto com um sensor, que é instalado diretamente no equipamento, este sensor também deve ser calibrado, pois faz parte da malha de medição e controle e também é passível de erro.

Definição de calibração

Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre valores e as incertezas de medição fornecidas por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas: numa segunda etapa utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação. (Vocabulário internacional de metrologia conceitos fundamentais e gerais e termos associados – VIM).

Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS

Resultado da calibração

Após toda calibração é gerado um certificado de calibração, onde seu conteúdo deve atender o requisito específico da norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025 – Requisitos para competência de laboratórios de ensaios e calibração.

Análise crítica dos resultados

O setor responsável pela qualidade do produto deve efetuar e evidenciar a análise crítica dos resultados apresentados no certificado de calibração, levando em conta os critérios de aceitação pré-definidos, conforme falamos anteriormente.

Com qual laboratório calibrar seus instrumentos de medição?

É de crucial importância a escolha do laboratório ao qual confiar a calibração de seus instrumentos, uma das evidências da qualidade do laboratório é que o mesmo seja acreditado pelo INMETRO, RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Existem também laboratórios que oferecem calibrações sem o símbolo de acreditação do INMETRO, porém os mesmos também devem atender aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Um laboratório acreditado pelo INMETRO tem o seu sistema de gestão da qualidade auditado periodicamente por avaliadores de sistema e técnicos, indicados pelo INMETRO.

Agora que você já entendeu a importância da calibração de seus instrumentos de medição e controle. Queremos deixar o convite para que venha conhecer a Contemp.

Somos uma das poucas empresas de toda a região do ABCD que conta com laboratório próprio para calibração das mais diversas grandezas de medição.

Tem mais, caso você precise, podemos enviar um profissional técnico para a sua empresa, que fará o treinamento da sua equipe no uso correto de todos os instrumentos de medição vendidos, ou desenvolvidos, pela nossa empresa. Acesse agora mesmo o site e saiba mais.

Conclusão

Na atual realidade das indústrias e mercado não se pode admitir produtos de baixa qualidade, portanto é de suma importância a manutenção do sistema de gestão da qualidade assim como a utilização de instrumentos de medição e controle confiáveis e calibrados. 

Reforçamos que um dos requisitos para a obtenção da certificação ISO 9000 é a calibração dos instrumentos de medição.

Esperamos ter ajudado você nesse nessa jornada. Mantenha todos os seus processos em ordem com a calibração correta dos seus equipamentos de medição.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Confira também os artigos abaixo

Veja como os temporizadores Contemp resolvem as suas dores de cabeça

Temporizadores efetuam um papel importantíssimo para as indústrias. Estão instalados em máquinas que vão desde a produção de autopeças, até mesmo equipamentos da indústria têxtil, passando por empresas de produtos em vidro, entre outras. Logo, eles são fundamentais...

Diferenciais dos controladores Contemp

No mercado há mais de 35 anos, a Contemp se solidificou como líder em desenvolvimento de controladores e medidores de temperatura.  Com dedicação e conhecimento na fabricação das soluções para: Medição;Controle;Monitoramento. Nossos produtos são utilizados por...

Diga adeus aos erros de medição: Controladores da Linha 700 avançada

O artigo de hoje é especial para você engenheiro (a) eletricista que sofre diariamente com os erros de medição térmica na sua indústria. Hoje vamos te apresentar a linha de controladores 700 Avançada da Contemp. A melhor solução industrial disponível hoje no mercado...

Custo benefício em controladores: conheça a Linha 400 econômica

Você deseja custo benefício em controladores térmicos? Então conheça a Linha 400 Econômica. Desenvolvida pela Contemp para oferecer às indústrias confiabilidade por um preço acessível, ela é a melhor solução para o seu negócio. Hoje nós vamos apresentar essa linha e...

Quais são as vantagens e desvantagens no uso do termopar

Quem trabalha na indústria, como os engenheiros eletricistas, sabe que um simples ajuste na forma como alguns processos são executados pode significar o ganho em dezenas de milhares de reais investidos. Esse é o caso dos termopares. Termopares são sensores de...

Defeitos comuns no mau uso do sensor de temperatura industrial

Embora seja um equipamento extremamente confiável e aplicável para muitos usos, o sensor de temperatura industrial também pode sofrer avarias ou apresentar alguns defeitos. No artigo de hoje nós vamos mostrar quais são os defeitos mais comuns no mau uso do sensor de...

Como treinar os colaboradores que usam os equipamentos de medição

Treinar os colaboradores para que eles usem corretamente os instrumentos de medição está entre as tarefas mais importantes dos engenheiros eletricistas de uma indústria. Afinal de contas, qualquer erro nesse processo pode incorrer em medições erradas e peças com...

Termopar – Onde utilizar?

Termopar Termopares são sensores de temperatura compostos por dois elementos metálicos diferentes. Esses elementos são soldados na extremidade e quando submetidos a uma temperatura, estabelecem uma força eletromotriz. Esses sensores elétricos são fabricados para serem...

Câmeras de Infravermelho – Optris

Câmeras de Infravermelho Câmeras de infravermelho medem a temperatura de objetos a distância. Isso é possível pela emissão de calor de cada corpo, desde que acima de zero absoluto. O corpo, quando emite radiação eletromagnética em sua superfície e sendo proporcional a...

Controladores de Temperatura – O que são?

Controladores de Temperatura Vários processos industriais requerem que uma temperatura específica seja mantida. Para que isso seja possível, existem os controladores de temperatura. Os controles de temperatura são especializados e servem como cérebro do sistema. Isso...

Em caso de dúvida preencha o formulário abaixo ou solicite um orçamento

    Contato

    Telefone

    (11) 4223-5140

    Endereço

    Alameda Araguaia, 204 - Santa Maria,
    São Caetano do Sul - SP, 09560-580