Como treinar os colaboradores que usam os equipamentos de medição

Treinar os colaboradores para que eles usem corretamente os instrumentos de medição está entre as tarefas mais importantes dos engenheiros eletricistas de uma indústria.

Afinal de contas, qualquer erro nesse processo pode incorrer em medições erradas e peças com defeito (ou problemas maiores, como incêndios).

Hoje nós vamos mostrar para você como elaborar um processo de treinamento. De modo que seus engenheiros eletricistas sejam capazes de capacitar os colaboradores responsáveis pelos equipamentos de medição.

Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura!

Treinar colaboradores que usam equipamentos de medição: uma tarefa interna ou externa?

Primeiro, devemos separar quais são os tipos de treinamentos:

  • Treinamentos Internos;
  • Treinamentos Externos.

Na solução externa, o treinamento é aplicado por empresas especializadas. É uma solução mais eficaz e viável, sobretudo para implementação de novos equipamentos, ou lançamentos ainda pouco conhecidos no mercado.


Já os treinamentos internos são feitos com a própria equipe.

Nesse artigo nós vamos ensinar como elaborar um treinamento interno. 

Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR?

Passo 1: identifique os gaps de conhecimentos necessários para o processo de medição

Gaps de conhecimento é um conceito herdado do setor de Recursos Humanos. Ele lida com as “brechas” ou lacunas de conhecimentos. Por exemplo, um colaborador pode ser capaz de efetuar uma medição perfeita utilizando um equipamento.

Mas, quando o equipamento é substituído por outro mais moderno (ou mais antigo), este colaborador fica perdido na medição. Logo, há uma lacuna de conhecimento aí, pois o colaborador é incapaz de transferir os conhecimentos.

Outro exemplo clássico são os colaboradores que sabem usar seus equipamentos apenas para as funções do dia a dia e não tiram proveito de todas as funções. 

Cabe ao engenheiro eletricista do setor identificar e catalogar esses gaps. Pois eles serão importantes para os próximos passos. O primeiro passo é realmente fazer uma lista de todos os gaps presentes no setor.

Por exemplo:

  • Não sabe medir a temperatura da máquina X;
  • Sente dificuldade em fazer a medição de X parâmetro em X máquina.

Passo 2: Defina o objetivo geral do treinamento com os equipamentos de medição

No passo 1 nós descobrimos quais são os gaps de conhecimento, no passo 2 nós vamos definir quais destes gaps serão sanados.


Vale lembrar que quando estamos falando sobre treinamento de colaboradores, sobretudo em instrumentos de medição, nem sempre é possível ou necessário passar todas as informações sobre um determinado equipamento.

Aqui, iremos mapear quais são as informações cruciais para o dia a dia. Aquelas que precisam estar na ponta da língua. Então, dentre os gaps, selecione aqueles mais importantes que devem ser sanados hoje.

Passo 3: Planejar o treinamento com equipamentos de medição

O terceiro passo consiste em desenvolver uma tabela com o passo a passo para a aquisição daquele novo conhecimento. A dica é fazer isso utilizando a estratégia do 5W2H, que consiste em responder:

  • O quê?
  • Quem?
  • Onde?
  • Quando?
  • Como? 
  • Quanto vai custar?
  • Por quê?

Ou seja, no exemplo para o treinamento de medição, as respostas seriam:

  • O quê? Treinamento para o novo sistema de medição de calor.
  • Quem? Toda equipe da montagem.
  • Onde? No salão de treinamentos da fábrica.
  • Quando? Na próxima quarta-feira.
  • Como? Será uma aula de 4 horas, dividida em 2 períodos de 2 horas cada.
  • Quanto vai custar? São 5 horas de trabalho de 10 funcionários.
  • Por quê? Pois este conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da nova linha de peças da fábrica.

Respondendo sempre a essas perguntas, nessa exata ordem, é possível desenvolver um plano de treinamento direto e eficaz.

Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS

Passo 4: Validação das informações

Os três passos mostrados anteriormente são fundamentais para o desenvolvimento de um treinamento interno de instrumentos de medição, por exemplo.

Entretanto, antes da aplicação deste treinamento é fundamental que os responsáveis façam uma validação das informações que serão passadas aos colaboradores.

Lembrando que a Comtemp conta com um serviço de suporte técnico. O especialista vai até a sua empresa e orienta toda a sua equipe para que não ocorram erros com o uso dos nossos equipamentos.

Precisa de ajuda para treinar a sua equipe sobre os equipamentos de medição? Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em te ajudar.

Confira também os artigos abaixo

Veja como os temporizadores Contemp resolvem as suas dores de cabeça

Temporizadores efetuam um papel importantíssimo para as indústrias. Estão instalados em máquinas que vão desde a produção de autopeças, até mesmo equipamentos da indústria têxtil, passando por empresas de produtos em vidro, entre outras. Logo, eles são fundamentais...

Diferenciais dos controladores Contemp

No mercado há mais de 35 anos, a Contemp se solidificou como líder em desenvolvimento de controladores e medidores de temperatura.  Com dedicação e conhecimento na fabricação das soluções para: Medição;Controle;Monitoramento. Nossos produtos são utilizados por...

Diga adeus aos erros de medição: Controladores da Linha 700 avançada

O artigo de hoje é especial para você engenheiro (a) eletricista que sofre diariamente com os erros de medição térmica na sua indústria. Hoje vamos te apresentar a linha de controladores 700 Avançada da Contemp. A melhor solução industrial disponível hoje no mercado...

Custo benefício em controladores: conheça a Linha 400 econômica

Você deseja custo benefício em controladores térmicos? Então conheça a Linha 400 Econômica. Desenvolvida pela Contemp para oferecer às indústrias confiabilidade por um preço acessível, ela é a melhor solução para o seu negócio. Hoje nós vamos apresentar essa linha e...

Quais são as vantagens e desvantagens no uso do termopar

Quem trabalha na indústria, como os engenheiros eletricistas, sabe que um simples ajuste na forma como alguns processos são executados pode significar o ganho em dezenas de milhares de reais investidos. Esse é o caso dos termopares. Termopares são sensores de...

Defeitos comuns no mau uso do sensor de temperatura industrial

Embora seja um equipamento extremamente confiável e aplicável para muitos usos, o sensor de temperatura industrial também pode sofrer avarias ou apresentar alguns defeitos. No artigo de hoje nós vamos mostrar quais são os defeitos mais comuns no mau uso do sensor de...

Por que é importante calibrar instrumentos de medição e onde fazer?

O assunto de hoje é muito importante para as indústrias que necessitam de exatidão na elaboração / fabricação de seus produtos ou soluções. Vamos falar o motivo e a importância da calibração de instrumentos de medição e controle de processos e também onde efetuar este...

Termopar – Onde utilizar?

Termopar Termopares são sensores de temperatura compostos por dois elementos metálicos diferentes. Esses elementos são soldados na extremidade e quando submetidos a uma temperatura, estabelecem uma força eletromotriz. Esses sensores elétricos são fabricados para serem...

Câmeras de Infravermelho – Optris

Câmeras de Infravermelho Câmeras de infravermelho medem a temperatura de objetos a distância. Isso é possível pela emissão de calor de cada corpo, desde que acima de zero absoluto. O corpo, quando emite radiação eletromagnética em sua superfície e sendo proporcional a...

Controladores de Temperatura – O que são?

Controladores de Temperatura Vários processos industriais requerem que uma temperatura específica seja mantida. Para que isso seja possível, existem os controladores de temperatura. Os controles de temperatura são especializados e servem como cérebro do sistema. Isso...

Em caso de dúvida preencha o formulário abaixo ou solicite um orçamento

    Contato

    Telefone

    (11) 4223-5140

    Endereço

    Alameda Araguaia, 204 - Santa Maria,
    São Caetano do Sul - SP, 09560-580