Por que é importante calibrar instrumentos de medição e onde fazer?

O assunto de hoje é muito importante para as indústrias que necessitam de exatidão na elaboração / fabricação de seus produtos ou soluções.

Vamos falar o motivo e a importância da calibração de instrumentos de medição e controle de processos e também onde efetuar este tipo de serviço.

Como você já sabe, os instrumentos de medição e controle são responsáveis por manter todos os produtos resultantes dos processos de sua fábrica, de acordo com os parâmetros preestabelecidos.

A utilização do instrumento correto e calibrado, certamente evita perda de produto, superaquecimento e consequentemente maior custo com energia elétrica e até acidentes podem ser evitados.

Portanto, convém abordarmos este tema de maneira clara, vamos começar.

Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR?

Qual é o objetivo da calibração

O objetivo de toda indústria de processamento, é maior produção e com perdas e retrabalho mínimos, para que este objetivo seja alcançado, um dos principais elementos do processo é o instrumento de medição e controle.

Todo instrumento de medição e controle deve ser calibrado antes de ser colocado em uso, uma frequência entre calibrações e critérios de aceitação devem ser definidos com muito critério pelo setor da qualidade, produção e manutenção da empresa.

A frequência entre calibrações é um fator preponderante para a avaliação do erro apresentado ao longo do tempo, propiciando assim ações preventivas.

É importante que se tenha um critério de aceitação bem definido, pois este fator tem impacto direto na qualidade do produto.

Outra observação relevante quando o assunto é calibração é que o instrumento de controle de processos trabalha em conjunto com um sensor, que é instalado diretamente no equipamento, este sensor também deve ser calibrado, pois faz parte da malha de medição e controle e também é passível de erro.

Definição de calibração

Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre valores e as incertezas de medição fornecidas por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas: numa segunda etapa utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação. (Vocabulário internacional de metrologia conceitos fundamentais e gerais e termos associados – VIM).

Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS

Resultado da calibração

Após toda calibração é gerado um certificado de calibração, onde seu conteúdo deve atender o requisito específico da norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025 – Requisitos para competência de laboratórios de ensaios e calibração.

Análise crítica dos resultados

O setor responsável pela qualidade do produto deve efetuar e evidenciar a análise crítica dos resultados apresentados no certificado de calibração, levando em conta os critérios de aceitação pré-definidos, conforme falamos anteriormente.

Com qual laboratório calibrar seus instrumentos de medição?

É de crucial importância a escolha do laboratório ao qual confiar a calibração de seus instrumentos, uma das evidências da qualidade do laboratório é que o mesmo seja acreditado pelo INMETRO, RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Existem também laboratórios que oferecem calibrações sem o símbolo de acreditação do INMETRO, porém os mesmos também devem atender aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Um laboratório acreditado pelo INMETRO tem o seu sistema de gestão da qualidade auditado periodicamente por avaliadores de sistema e técnicos, indicados pelo INMETRO.

Agora que você já entendeu a importância da calibração de seus instrumentos de medição e controle. Queremos deixar o convite para que venha conhecer a Contemp.

Somos uma das poucas empresas de toda a região do ABCD que conta com laboratório próprio para calibração das mais diversas grandezas de medição.

Tem mais, caso você precise, podemos enviar um profissional técnico para a sua empresa, que fará o treinamento da sua equipe no uso correto de todos os instrumentos de medição vendidos, ou desenvolvidos, pela nossa empresa. Acesse agora mesmo o site e saiba mais.

Conclusão

Na atual realidade das indústrias e mercado não se pode admitir produtos de baixa qualidade, portanto é de suma importância a manutenção do sistema de gestão da qualidade assim como a utilização de instrumentos de medição e controle confiáveis e calibrados. 

Reforçamos que um dos requisitos para a obtenção da certificação ISO 9000 é a calibração dos instrumentos de medição.

Esperamos ter ajudado você nesse nessa jornada. Mantenha todos os seus processos em ordem com a calibração correta dos seus equipamentos de medição.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Play Video

Nova Linha de Controles e Indicadores

Logo abaixo nosso vídeo sobre Contemp C504 – Controlador de Processos.

Play Video

DÚVIDAS E ORÇAMENTOS

Contato

Estamos atualizando nossa biblioteca

A fim de melhorar as buscas pelos nossos padrões estamos atualizando a nossa biblioteca. Por enquanto, entre em contato conosco para solicitar o(s) padrão(ões) de laboratório que precisa.