O que você precisa saber sobre controlador de potência industrial

O que é um controlador de potência e como funciona em um processo de controle de temperatura?

É um equipamento utilizado para monitorar, controlar e registrar potência, corrente e tensão de uma carga, seja ela resistiva com uma, duas, três fases controladas ou transformadores com uma ou três fases controladas.

Um sistema de controle de temperatura industrial é composto por, essencialmente, mais 4 elementos, além do controlador de potência, são eles:

  • O sensor, é um dispositivo capaz de converter uma grandeza física em outro sinal que possa ser transmitido a um elemento indicador ou para o elemento de comparação de um sistema de controle;
  • Controlador de temperatura, é um equipamento que funciona como o cérebro de todo o sistema, realiza a leitura através de um sensor, que transmite sinais para que seja feita uma lógica de controle (proporcional, integral, derivativa) e que irá atuar no sinal de comando do controlador de potência;
  • Carga resistiva é um componente que converte a energia elétrica em calor, é controlado por um módulo de potência;
  • Nunca devemos esquecer que todo o sistema de controle de temperatura deve conter suas respectivas proteções além das instruções que podem ser encontradas no manual do controlador de potência, seguir a norma NBR 5410 para correta instalação elétrica de potência, e a norma NBR 247-3 para correta escolha do cabeamento.

Nota-se que um controlador de potência é fundamental para que todo processo de controle de temperatura tenha êxito, pois além de fazer o controle da carga resistiva, recebe o sinal de comando da saída do controlador de temperatura.

Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS

Tipos de controladores de potência industriais

Na Contemp contamos com 2 linhas de controladores de potência industriais, cada uma desenvolvida para atender características específicas.


As linhas, são:

  • Linha P301;
  • Linha P501;

A Linha P301 foi desenvolvida com um microcontrolador de 8 bits, que proporciona recursos como sinal de comando configurável, sinalização de falhas, dois modos de acionamento, partida suave e entrada de bloqueio externo e todas as funcionalidades são configuráveis via dip switch local. Montado sobre uma mecânica moderna e compacta, o controlador dispõe de sistema de refrigeração integrado (dissipadores + ventiladores) e barramentos de potência protegidos que garantem segurança no manuseio e instalação (compatível com as normas NR10).

Já a Linha P501 foi desenvolvida com um microcontrolador de 32 bits, e que proporciona recursos únicos como sinal de comando configurável, controle da carga com realimentação por corrente, potência ou tensão, autoteste para prevenção de falhas, sinalização e registro de falhas, três modos de acionamento, partida suave, armazenamento de dados em pen drive, entrada digital, tecla de função e saída a relé configuráveis, limite do comando para economia de energia, entrada de bloqueio externo, parametrização via pen drive, registro de energia consumida pela carga, comunicação serial RS485/Modbus (opcional) e saída 0 a10VDC para galvanômetro (opcional). Bem como todas as funcionalidades são configuráveis via IHM local, com a opção de IHM remota (“espelho” da IHM local). Montado sobre uma mecânica moderna e compacta, o controlador dispõe de sistema de refrigeração integrado (dissipadores + ventiladores) e barramentos de potência protegidos que garantem segurança no manuseio e instalação (compatível com as normas NR10).

Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR?

Precisa de ajuda para escolher o controlador industrial para a sua empresa?

Pensando no melhor atendimento possível aos clientes, a Contemp disponibiliza, também, um serviço de atendimento técnico.

Ele consiste na visita técnica de um profissional até à sua indústria, onde ele poderá avaliar quais são as necessidades para o seu caso e assim informar sobre os melhores equipamentos necessários.

Tem mais, você também pode contar com um atendimento especializado por mensagem ou telefone. Basta entrar em contato clicando aqui. Um grupo de técnicos especialistas está disponível para sanar todas as suas dúvidas.

Caso queira saber mais sobre as soluções em medição de temperatura, acesse agora mesmo o site da Contemp. Basta clicar aqui.


Agradecemos a leitura e até a próxima

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Play Video

Nova Linha de Controles e Indicadores

Logo abaixo nosso vídeo sobre Contemp C504 – Controlador de Processos.

Play Video

DÚVIDAS E ORÇAMENTOS

Contato

Estamos atualizando nossa biblioteca

A fim de melhorar as buscas pelos nossos padrões estamos atualizando a nossa biblioteca. Por enquanto, entre em contato conosco para solicitar o(s) padrão(ões) de laboratório que precisa.