LOGO CONTEMP

Defeitos comuns no mau uso do sensor de temperatura industrial

Embora seja um equipamento extremamente confiável e aplicável para muitos usos, o sensor de temperatura industrial também pode sofrer avarias ou apresentar alguns defeitos.


No artigo de hoje nós vamos mostrar quais são os defeitos mais comuns no mau uso do sensor de temperatura industrial e quais são as soluções para cada caso.

Lembrando que as causas para cada defeito podem ser as mais variadas possíveis. Aqui nós vamos apresentar os cenários mais comuns, mas é recomendável que você solicite uma visita técnica para que os defeitos sejam avaliados por um especialista.

Muito bem, vamos começar. 

Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR?

Entendendo o sensor de temperatura industrial

Vamos pegar como exemplo o termopar, um sensor de temperatura super simples. Ele também está entre os sensores de temperatura mais comuns utilizados em aplicações industriais.

Termopares são usados em indústrias, como:

  • Desenvolvimento de produtos de vidro;
  • Produção de peças automotivas;
  • Produção de equipamentos de segurança (como capacetes, joelheiras, etc);
  • Praticamente todo o setor de fundição e usinagem;
  • Entre tantos outros.


Termopares são capazes de aferir temperaturas que variam entre -200ºC até +1250ºC.

Sua utilização serve para medir temperaturas diferenciais, não absolutas.

São 2 cabos com 1 condutor em cada ponta, que ficam conectados em um ponto de temperatura conhecido. Quando essa temperatura sofre uma alteração o termopar identifica a diferença de tensão entre as duas junções e converte esse valor em uma unidade de temperatura.

Os defeitos mais comuns apresentados por sensores de temperatura industrial

Pegando o termopar como exemplo, nós temos alguns defeitos comuns presentes nos sensores de temperatura. São eles:

  • Temperatura aferida incorreta;
  • Alto gasto energético para função;
  • Respostas intermitentes no momento da medição;
  • Falha completa do sensor de temperatura.

Note, por exemplo, que um sensor de temperatura poderá apresentar algumas falhas importantes, mas que nem sempre requerem uma troca completa do equipamento.

Por exemplo, a falta de correção na aferição da temperatura pode ser corrigida por uma parametrização do equipamento. Esse processo é feito quando a equipe responsável insere no medidor de temperatura um novo parâmetro base. 

Caso essa solução não surta efeito, convém fazer uma nova calibração do sensor de temperatura. De modo que seja possível avaliar se todos os parâmetros estão corretos. 

Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS

O que fazer quando o sensor de temperatura apresenta defeitos graves?

Como mencionamos, os outros defeitos mais comuns do sensor de temperatura, são: 

  • Alto gasto energético para função;
  • Respostas intermitentes no momento da medição;
  • Falha completa do sensor de temperatura.

Para essas circunstâncias, recomenda-se a completa substituição do sensor de temperatura por outro de modelo exato. E então é feito o mapeamento das novas aferições. 

Se a medição permanecer incorreta, ou se os defeitos continuam surgindo, então existe um problema no sistema todo da máquina. E será preciso contar com uma equipe técnica para fazer a manutenção completa do equipamento como um todo.


Afinal de contas, o defeito do sensor de medição de temperatura pode ser apenas um sintoma de outro problema maior dentro do processo executado por aquela máquina.


Por outro lado, caso a substituição do sensor resolva o problema, fica claro que tratava-se então de uma peça com defeito.

Precisa de ajuda para a instalação, a calibração ou o uso dos sensores de temperatura da sua empresa? Acesse agora mesmo o site da Contemp e solicite um orçamento com um de nossos consultores técnicos.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

Compartilhe
#temnacontemp
>

Fale com nossos especialistas

LOGO CONTEMP