Câmeras termográficas fixas: quais são os benefícios destes produtos

As câmeras termográficas fixas foram projetadas para o monitoramento contínuo da imagem térmica dos mais variados processos industriais. As câmeras são aplicadas na indústria do vidro, siderúrgicas, hidrelétricas, metalúrgicas, têxtil, plástico e borracha, bebidas e alimentos.

Neste artigo nós vamos mostrar quais são os benefícios destes produtos para a sua empresa. Assim você poderá decidir se precisa de uma câmera termográfica para fazer o controle de temperatura da sua indústria.


Ao final, também deixamos o convite para que você conheça mais das câmeras termográficas fixas e possa ver, por conta própria, como estes equipamentos são formidáveis.

Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR? – (sugestão: trocar por tema relacionado às câmeras)

Câmeras termográficas fixas ou portáteis, qual é a diferença?

Basicamente, quando falamos de câmeras termográficas estamos falando de 2 produtos específicos: as câmeras fixas e as portáteis.

Como o nome sugere, as câmeras fixas foram projetadas para instalação fixa no chão de

fábrica, a fim de permitir a visualização contínua da imagem térmica do processo e a conexão com sistemas de automação para controle e tomada de decisão. As câmeras portáteis por sua vez são utilizadas para análise manual e pontual, muitas vezes para uma

manutenção preventiva ou uma rápida análise do processo decorrente de possíveis

anomalias térmicas.

Entre as câmeras fixas temos inúmeros modelos, do mais compacto para aplicações mais

simples e para uso em fabricantes de máquinas e equipamentos, até os modelos de alta

performance, para processos industriais de maior complexidade.

Optris é a marca líder em câmeras termográficas

Quando falamos de controle de temperatura para a indústria, não há espaço para enganos ou erros. Por isso, a Contemp trabalha com câmeras Optris, já que essa marca alemã está entre as melhores do ramo em nível mundial.

Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS

(imagino que esse seja um título de outro artigo, porém como observação deixamos que o nome correto quando abordamos esse assunto é ‘’ CÂMERAS TERMOGRÁFICAS ‘’ / se houver a possibilidade de correção)

Detalhes das câmeras termográficas fixas

As câmeras termográficas fixas Optris foram projetadas para medir temperatura à distância, sem contato, através da captação da radiação térmica emitida por objetos.

Radiação térmica é a onda eletromagnética emitida pela superfície de um objeto proporcional a sua temperatura. Quanto maior a temperatura do objeto, maior sua radiação.

Esta propriedade física permite que o sensor da câmera, também conhecido como detector, capte toda a radiação térmica em pequenos elementos internos chamados pixels, e assim forme em tempo real a imagem térmica dos objetos no campo de visão da câmera.

Recursos das câmeras Optris:

  • Visualização da imagem em tempo real utilizando o software PIX CONNECT, livre de licença. Com ele é possível criar inúmeras áreas de medição, definir alarmes com sinalização sonora e visual, traçar gráficos, registrar fotos e vídeos, plotar histograma.
  • Integração com a automação do processo para controle da temperatura associado a uma área de medição, tomada de ação em eventos de alarme, registro sincronizado de fotos e vídeos.

Benefícios para o cliente:

  • Medição sem contato, livre de desgaste, ideal para processos agressivos, em movimento ou que não permitam a medição por contato.
  • Análise em tempo real do processo como um todo, permitindo em muitos casos a substituição de uma grande quantidade de sensores pontuais com uma única câmera.
  • Acompanhamento gráfico do histórico de temperatura, útil para manutenção preventiva de máquinas e equipamentos.
  • Busca pelo ponto mais quente com alarme, primordial em aplicações para prevenção de acidentes/incêndio.
  • Registro de fotos e vídeos sincronizados para rastreabilidade e garantia da qualidade do processo.
  • Integração com o comando elétrico de máquinas e equipamentos para controle ou alarme automático de temperatura. Exemplos de uso: controle de temperatura em máquinas de solda e indução, acionamento de sistemas de combate a incêndio, sistema aprova/rejeita peça em linhas de produção.

Precisa de ajuda para escolher a câmera ideal para a sua indústria? 

A escolha da câmera perfeita terá impacto, além do custo, também nas funções e utilizações gerais do equipamento. Assim como a compatibilização deste com todo o sistema de controle térmico.

Por isso, caso você sinta dificuldades no momento de escolher a câmera ideal, entre em contato conosco.

Nossa equipe técnica está pronta para prestar auxílio e ajudar você em todas as etapas do processo.

Tem mais, também dispomos de um serviço de visita técnica que vai até a sua empresa avaliar a instalação e garantir que todos os equipamentos estejam funcionando perfeitamente.

Clique aqui e saiba mais!

Agradecemos a leitura e até a próxima. 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Play Video

Nova Linha de Controles e Indicadores

Logo abaixo nosso vídeo sobre Contemp C504 – Controlador de Processos.

Play Video

DÚVIDAS E ORÇAMENTOS

Contato

Estamos atualizando nossa biblioteca

A fim de melhorar as buscas pelos nossos padrões estamos atualizando a nossa biblioteca. Por enquanto, entre em contato conosco para solicitar o(s) padrão(ões) de laboratório que precisa.