3 modelos de câmera infravermelho para sua empresa

Se a sua empresa depende do controle e monitoramento térmico em determinados processos, ambientes ou armazenagem de produtos, então as câmeras infravermelhas térmicas são essenciais.


Neste artigo nós vamos apresentar 3 modelos chave de câmera para a sua indústria.

Vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

Onde são usadas câmeras infravermelho?

Antes de mais nada, devemos situar o uso das câmeras infravermelho para que você compreenda do que nós estamos falando.

O nome ‘’Câmera Infravermelho’’ também é conhecido pelo mercado por: Câmera Térmica ou Câmera Termográfica.


As câmeras térmicas são conhecidas normalmente como aquelas “capazes de detectar aquilo que nossos olhos não podem  enxergar”. Contudo, elas fazem muito mais do que isso.


Na verdade, as câmeras que estamos falando recebem os sinais de calor de um objeto (ou um ambiente) e transformam estes sinais em imagens térmicas, permitindo assim o acompanhamento em tempo real do aquecimento ou resfriamento do material ou ambiente a ser medido. 


Ou seja, a câmera é capaz de avaliar se o processo/objeto dentro do seu campo de visão está dentro da temperatura de trabalho estipulada. 

Seu uso é fundamental para indústrias:

  • Têxtil
  • Vidraria
  • Siderúrgica
  • Automotiva
  • Metalúrgica
  • Cerâmica
  • Plástico, papel e borracha
  • Bebidas e alimentos
  • Eletroeletrônica
  • Fabricante de máquinas e equipamentos.

Na realidade, é possível dizer que virtualmente qualquer fábrica pode se beneficiar de uma câmera térmica.

Os modelos de câmeras infravermelhas

Existem diversos modelos de câmeras termográficas disponíveis no mercado. Contudo, hoje nós vamos focar em 3 modelos específicos.

São eles: 

  • Optris PI 01M – Câmera para metais
  • Optris PI 450i G7 – Câmera para vidro
  • Optris Xi410 – Câmera para uso geral

Vejamos cada uma delas em detalhes.

OPTRIS PI 01M – CÂMERA TERMOGRÁFICA FIXA PARA METAIS

A câmera infravermelho Optris PI 01M foi projetada com detector CMOS (sensor de temperatura interno) de última geração que permite o imageamento térmico de OBJETOS METÁLICOS em alta velocidade e resolução. O detector conta com filtro na faixa espectral 0.85 a 1.1um, ideal para captação precisa da radiação de superfícies metálicas em alta temperatura.

Este modelo de câmera garante o monitoramento do processo com até 1000 leituras por segundo, alta nitidez na geração da imagem térmica com resolução de 367.000 pixels, medição com exatidão melhor que 1%, e range estendido de leitura de 450 a 1800°C.

Disponibilizada a venda com diversas opções de lente, a câmera consegue medir o alvo em

curta, média e longa distância. Acessórios diversos estão disponíveis para instalação em ambientes agressivos e conexão com os sistemas de automação de campo.

As principais aplicações atendidas: lingotamento e laminação, forjaria e estamparia, processos com aquecimento por indução.

O software de monitoramento e análise PIX CONNECT acompanha o produto.

Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR?

OPTRIS PI 450i G7 – CÂMERA TERMOGRÁFICA FIXA PARA VIDRO

A câmera infravermelho Optris PI 450i G7 foi projetada para atender os processos da indústria do vidro.

A câmera conta com detector de alta velocidade e filtro na faixa espectral 7.9um, ideal para captação precisa e veloz da radiação da superfície do vidro na produção de vidro plano, têmpera e fabricação de recipientes.

Este modelo de câmera garante o monitoramento do processo com até 1000 amostras por segundo na função LINE SCAN (ideal para vidro plano), alta nitidez na geração da imagem térmica com resolução de 111.000 pixels, medição com exatidão melhor que 2%, e range de leitura de 150 a 1500°C.

Disponibilizada a venda com diversas opções de lente, a câmera consegue medir objetos em curta, média e longa distância. Acessórios diversos estão disponíveis para instalação em ambientes agressivos e conexão com os sistemas de automação de campo.

O software de monitoramento e análise PIX CONNECT acompanha o produto.

OPTRIS Xi410 – CÂMERA TERMOGRÁFICA FIXA PARA USO GERAL

A câmera infravermelho Xi410 é o mais recente lançamento da Optris no mercado de câmeras térmicas de automação.

A câmera conta com detector FPA de 96.000 pixels e faixa espectral de 8 a 14um, ideal para uso em aplicações gerais na faixa de -20 a 900°C. Velocidade de resposta até 25 amostras por segundo.

Entre as novidades apresentadas no produto, destacam-se o ajuste de foco controlado via software, conexão IP direta (câmera POE), funcionamento em modo autônomo (sem necessidade de conexão com o software) e integração com sistema de automação via comunicação e interfaces analógicas e digitais.

Disponibilizada a venda com diversas opções de lente, a câmera consegue medir objetos em curta, média e longa distância. Acessórios diversos estão disponíveis para instalação em ambientes agressivos.

As principais aplicações atendidas: processamento de plástico – papel – borracha – tecido, processamento do vidro em baixa temperatura, monitoramento de fornos rotativos, sistemas de detecção e combate a incêndio, monitoramento de instalações elétricas – máquinas – equipamentos, bebidas e alimentos.

O software de monitoramento e análise PIX CONNECT acompanha o produto.

Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS

Precisa de ajuda para escolher a câmera termográfica ideal?

Está em dúvidas sobre a melhor câmera para a sua indústria? Entre em contato conosco. Nossos técnicos estão disponíveis para resolver todas as suas questões.

Caso você precise que um profissional vá até a sua indústria, nós também possuímos um serviço de visita técnica. Clique aqui e saiba mais!


Agradecemos a leitura e até a próxima.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Play Video

Nova Linha de Controles e Indicadores

Logo abaixo nosso vídeo sobre Contemp C504 – Controlador de Processos.

Play Video

DÚVIDAS E ORÇAMENTOS

Contato

Estamos atualizando nossa biblioteca

A fim de melhorar as buscas pelos nossos padrões estamos atualizando a nossa biblioteca. Por enquanto, entre em contato conosco para solicitar o(s) padrão(ões) de laboratório que precisa.